logo RCN

Mike Johnson é eleito presidente da Câmara dos Deputados dos EUA

  • Foto: Reuters -

Republicano tem pouca experiência e teve o apoio de Donald Trump

Em um momento histórico que se desenrolou três semanas após a destituição de Kevin McCarthy, os republicanos conseguiram eleger o deputado Mike Johnson como o novo presidente da Câmara dos Estados Unidos. Com 220 votos a seu favor e 209 votos para o democrata Hakeem Jeffries, Johnson assume a liderança da Câmara com o apoio unânime do Partido Republicano, com apenas um membro do partido, Derrick Van Orden, ausente da votação.

Mike Johnson, que ingressou pela primeira vez na Câmara em 2016, é um advogado com foco em direito constitucional e ocupa atualmente a posição de vice-presidente da Conferência Republicana da Casa, além de vice-presidente do Partido Republicano, desempenhando funções de liderança assistente.

Ele ganhou destaque por fazer parte de um grupo de republicanos da Câmara que objetou votos eleitorais em 6 de janeiro de 2021. Além disso, durante o primeiro julgamento de impeachment de Trump em janeiro de 2020, Johnson desempenhou um amplo papel cerimonial na equipe de defesa do ex-presidente no Senado.


Com a eleição de Mike Johnson como o novo presidente da Câmara, uma série de ritos seguirão:

  1. Uma comissão será nomeada para acompanhar o presidente eleito até a Câmara.
  2. O presidente eleito será acompanhado pela comissão, e Johnson será apresentado pelo líder da minoria Hakeem Jeffries.
  3. Johnson discursará na Câmara.
  4. O reitor da Câmara, Hal Rogers, prestará juramento ao presidente eleito.

A eleição de Johnson recebeu também os parabéns do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que enfatizou sua contribuição para a vitória do novo presidente da Câmara. Trump disse: "Só quero parabenizar Mike Johnson. Ele será um grande presidente da Câmara e ficamos muito felizes em ajudar". O ex-presidente destacou a ascensão de Johnson em um curto espaço de tempo, ressaltando seu desempenho notável.

Anteriormente, Donald Trump havia apoiado o deputado Jim Jordan para a presidência da Câmara, mas Jordan não conseguiu obter o número necessário de votos e foi substituído por Johnson, marcando uma reviravolta notável na liderança republicana da Câmara dos Estados Unidos.

Governo federal promete medidas para a segurança do Rio de Janeiro Anterior

Governo federal promete medidas para a segurança do Rio de Janeiro

Municípios afetados pelas chuvas podem solicitar prorrogação de prazos para prestação de contas Próximo

Municípios afetados pelas chuvas podem solicitar prorrogação de prazos para prestação de contas

Deixe seu comentário